Química Clínica

Um químico clínico é um especialista em diagnóstico laboratorial. Através da detecção e medição de substâncias, tais como sais, proteínas e metabólitos pode ser demonstrado ou excluídas certas doenças. Também nos testes de química clínica são realizados para evitar a doença ou para o curso de uma doença de prever.

A pesquisa é muitas vezes feito a pedido do clínico geral ou médico especialista. Laboratório de rotina Muitos agora é totalmente automatizado, mas há raros estudos onde o conhecimento especializado é necessário. Portanto trabalhar em grandes laboratórios muitas vezes vários químicos clínicos que têm um foco particular. Algumas áreas de química clínica são:

  • Investigação clínica-química geral
  • Hematologia
  • Investigação imunológica
  • Pesquisa endocrinológico
  • Doenças metabólicas hereditárias
  • Toxicologia

Hematologia

Exame hematológico consiste de toda a pesquisa que é feito em células do sangue. Por exemplo, o número de glóbulos brancos ou vermelhos por ml são contados, isto é a célula com equipamento automático. Além disso, a serologia de grupos sanguíneos para hematologia. Isto é particularmente importante no caso de transfusão sanguínea. Também pertence análise de coagulação para esta pesquisa. Na Holanda, o controle de diluentes de sangue (anticoagulantes orais), geralmente realizada por anticoagulação. Esses serviços podem depois ser também uma parte dos laboratórios de química clínica.

Imunologia

Para a pesquisa imunológica, entre outras coisas, ser incluídos no diagnóstico de alergia e de doenças auto-imunes, como a artrite reumatóide, e a quantificação de proteínas e imunoglobulinas, que estão envolvidos no sistema imunitário. No desenvolvimento da imunologia, verificou-se que os anticorpos monoclonais podem ser utilizados em testes de laboratório diversos, por exemplo, à presença de proteínas a serem avaliadas.

Endocrinologia

O exame endócrinas é a parte da química clínica que incide sobre a hormona. A evolução das técnicas de análise imunoquímica permitiram que as concentrações relativamente baixas dos hormônios rapidez e precisão. Isso faz com que uma grande quantidade de conhecimentos adicionados à endocrinologia

Doenças metabólicas hereditárias

O diagnóstico químico de doenças metabólicas hereditárias recentemente tornou-se uma área separada dentro do campo da química clinica. Como resultado de um distúrbio metabólico, muitas vezes ocorrem desvios característicos da composição química dos fluidos corporais. Distúrbios metabólicos conhecidos, tais como a fenilcetonúria (PKU), e distrofias musculares pode ser diagnosticada corretamente.