Archief voor Sanguíneos

Ácido úrico

O que é ácido úrico?

Ácido úrico é uma substância que é formado a partir da decomposição natural das células do corpo e da decomposição de alimentos. Trata-se da quebra de purinas, alimentos que contêm uma grande quantidade de purinas são: fígado, anchova, cavala, feijão, cerveja e vinho. Purinas também ser causada pela ruptura natural de células do corpo.

Mais ácido úrico é dissolvido no sangue, que é filtrada pelos rins e sai do corpo através da urina. Algumas vezes, quando o corpo produz excesso de ácido úrico ou não correctamente filtrar resultados num ácido úrico demasiado elevado, também conhecido como a hiperuricemia.

A hiperuricemia

Se houver demasiado ácido úrico é produzido, ou se o ácido úrico não é suficientemente excretados, que podem acumular-se no corpo e cria hiperuricemia. Outras causas de hiperuricemia incluem o aumento da morte celular devido a câncer ou o tratamento do câncer. O ácido úrico elevado pode cristalizar nas articulações e outros tecidos, dá uma inflamação local. Estas infecções ocorrem freqüentemente nos dedos dos pés e outras pequenas articulações, isso é chamado de gota. A gota é causada pela acumulação de cristais natriumuraat nas articulações. Altos níveis de ácido úrico também pode levar a pedras nos rins ou insuficiência renal.

Gota

Níveis elevados no sangue pode causar cristais depositados nas articulações. Isto faz com que uma condição dolorosa que é referido como a gota. Se deixada sem tratamento de gota, cristais de ácido úrico podem se acumular e formar depósitos duro irregulares chamados tofos.

Os valores normais de ácido úrico

Homens 0,20-0,42 mmol / l
mulheres 0,12-,34 mmol / l

Testosterona

Qual é a testosterona?

A testosterona é o principal hormônio masculino. Ele determina nosso gênero durante o desenvolvimento no útero. É também uma hormona anabólica, que determina a musculatura e outras características do sexo masculino. As mulheres têm também testosterona, mas em pequenas quantidades. Os níveis normais de testosterona são altamente dependentes da idade e pode ser medido no sangue.

Alta de testosterona

Em homens com um nível elevado de testosterona podem ser causadas por cancro dos testículos, e / ou as glândulas supra-renais. As crianças (meninos) são rapidamente durante a puberdade, quando há um aumento no nível de testosterona é. Em crianças com desenvolvimento prematuro das características sexuais secundárias ocorre (como crescimento da barba e pêlos pubianos), é aconselhável medir. Níveis de testosterona no sangue

baixos níveis de testosterona

Baixos níveis de testosterona podem ser causadas por certas doenças hereditárias (como a síndrome de Klinefelter e síndrome de Down), também pode ocorrer na doença do fígado (cirrose) ou para o tratamento do cancro da próstata. Crônico de álcool muitas vezes provoca problemas de fígado e, portanto, pode causar baixos níveis de testosterona .

A testosterona em mulheres

No entanto, as mulheres têm testosterona no organismo não é tão elevada como os homens. O nível de testosterona de pós-menopausa (depois da menopausa) mulheres é cerca de metade do nível de menopausa. Uma mulher grávida tem cerca de 3 a 4 vezes a quantidade de testosterona no sangue, em comparação com uma mulher não-grávida saudável.

Nas mulheres, um baixo nível de testosterona podem ser causadas por uma glândula pituitária de acção lenta, em doença de Addison, e para a perda da função dos ovários. Isto pode ser causado por doença, por cirurgia ou por certas drogas (tais como corticosteróides ou estrogénios ).

Nas mulheres, os elevados níveis de testosterona podem ser causadas por cancro dos ovários ou glândulas supra-renais , também ocorre na síndrome do ovário policístico ( PCOS ).

Os valores normais de testosterona

meninos 0-6 meses                                     < 0,2-6,5 nmol / l
meninos , 7 meses – a partir da puberdade     < ,2-0,6 nmol / l
meninos, cedo – puberdade tardia                     0,6-35 nmol / l
Homens                                                           12-35 nmol / l
meninas, 0-6 meses                                           <0,2 nmol / l
meninas , 7 meses – a partir da puberdade           <0,5 nmol / l
meninas, cedo – puberdade tardia                 < 0,5-3,0 nmol / l
mulheres                                                       0,5-3,0 nmol / l

Triiodotironina | T3

O que é o T3?

T3 é uma hormona que é também chamado de triiodotironina é mencionado. Ele é produzido pela glândula tireóide e auxilia no metabolismo e crescimento. O hormônio é frequentemente testado como parte da função da tireóide.

Este teste é feito para verificar a função da tireóide. A função tireoidiana é dependente da ação de vários hormônios, como o hormônio estimulante da tireóide (TSH), T3 e T4. Muitas vezes, todos os três hormônios medidos porque isso pode ajudar a distinguir entre as várias formas de hipertireoidismo. Distinção

Muitas vezes há dois tipos de exames de sangue: T3 total e T3 livre .

T3 total

Mais triiodotironina no sangue está ligada a – globulina de ligação a tiroxina . Menos de 1% da triiodotironina é desamarrado. Um total de medidas de teste de sangue triiodotironina ambos vinculados e triiodotironina livre.

T3 livre

Apenas o livre (não ligada) é eficaz como hormônio triiodotironina no corpo. Em função da tireóide normal, a triiodotironina total será variam de modo que a triiodotironina livre permanece constante. (Numa tiróide anormal, este não é necessariamente o caso). Medidas de triiodotironina livre correlacionar melhor com os sintomas da função da tireóide.

Valores normais

total
Adultos triiodotironina 1,2-3,4 nmol/l

livre
Adultos triiodotironina 3-8 pmol/l

Tiroxina | T4

O que é o T4?

T4 é uma hormona que é também chamado de tiroxina é mencionado. Ela é produzida pela glândula da tiróide e ajuda o metabolismo e crescimento. O T4 é frequentemente testado como parte da função da tireóide.

Muitas vezes há dois tipos de exames de sangue: No total de T4 e T4 livre.

T4 total

Isto dá a quantidade total de tiroxina no sangue é medida, incluindo a porção que está ligada para transportar proteínas. As proteínas que ajudam o sangue a transportar tiroxina são:

  • globulina transportadora de tiroxina
  • albumina
  • transthyretin

T4 livre

Esta é a parte de tiroxina no sangue, que não está ligado a uma outra proteína. Esta é a parte da hormona que é eficaz, e várias células do corpo podem influenciar.

Por quê?

Os médicos podem determinar os exames de tireóide T4. Solicita-se que os sintomas que podem indicar um distúrbio da tiróide. Em uma tireóide hiperativa (hipertireoidismo) são muitas vezes sintomas, por exemplo a perda de peso, taquicardia, sensação e caçados.

Uma disfunção da tiróide é chamado de hipotireoidismo, os sintomas que seriam ganho de peso adequado e fadiga.

Como?

Ao tomar sangue de uma veia no braço. A amostra de sangue é processada por uma máquina. Os resultados são geralmente disponíveis dentro de algumas horas ou no dia seguinte.

Em geral, um aumento em T4 indica um hipertiroidismo e uma redução de T4 em hipotiroidismo. No entanto, o tipo específico para diagnosticar problemas de tireóide são muitas vezes feitas provisões adicionais, tais como o hormônio estimulante da tireóide (TSH) e medir. T3 (triiodotironina) Além disso, pode fazer sentido para mostrar. Anticorpos contra a tireóide

Valores normais

total
Tiroxina Adulto (T4) 64-154 nmol/l
Os recém-nascidos de tiroxina (T4) 127-282 nmol / l

livre
Tiroxina Adulto (T4) 9-24 pmol/l
Os recém-nascidos de tiroxina (T4) 28-68 pmol/l

Eritrócitos

Quais são eritrócitos?

Erytocyten suas células vermelhas do sangue, as células são especiais porque não contêm núcleo. A principal função dos eritrócitos é restaurar o oxigénio dos pulmões para os tecidos e o dióxido de carbono de volta. Isto é possível porque os glóbulos vermelhos contêm uma grande quantidade de hemoglobina, a proteína que se pode ligar de oxigénio e dióxido de carbono. Esta proteína tem também a cor vermelha, que explica o nome das células vermelhas do sangue. Eles são flexíveis, células pequenas, redondas, sem um núcleo. As células vermelhas do sangue são formados por células estaminais na medula óssea. Eles desenvolvem continuamente na medula óssea e passam por diferentes fases de desenvolvimento. A forma madura está vivo 100-120 dias. Sangue humano adulto tem cerca de 5,2 milhões de glóbulos vermelhos por milímetro cúbico.

Doença

Em certas condições, as células vermelhas do sangue têm uma forma diferente, por exemplo, na anemia de células falciformes. Por vezes, pode haver muitos eritrócitos são produzidos, por exemplo, em policitemia, ou pelo uso de dopagem (EPO). Em uma anemia ou anemia pode ser muito pouco eritrócitos.

malária

O parasita plasmodium, o agente causador da malária, também se instala nas células vermelhas do sangue. Este parasita entra no organismo através da picada de um mosquito. Em seguida, ele viaja para o fígado, onde se multiplica. Eventualmente, ele se arrasta para dentro das células vermelhas do sangue e ela vai crescer por dentro. Depois de três dias, que é cultivado e que sai. O eritrócito se rompe e você terá um pico de febre. Porque todos os parasietjes malária muitas vezes simultaneamente rastejando para fora de uma célula vermelha do sangue de um padrão de febre muito típico é criado a cada três dias. Pessoas com doença falciforme têm muitas vezes uma menor possibilidade de contrair malária. Os parasitas não são bem nos glóbulos vermelhos deformados ir.

Valores normais

homens              4,3-6,0 x 1012/l
mulheres            3,8-5,5 x 1012/l
recém-nascidos   4,0-6,0 x 1012/l
1-12 anos           3,8-5,4 x 1012/l

Grupos sanguíneos

Grupos sanguíneos

Grupos sanguíneos são classificados de acordo com o sistema ABO e Rh do tipo. Os quatro grupos são A, B, O e AB tipo de sangue, e cada um é ou Rh positivo ou Rh negativo. Cada ponto refere-se a um açúcar na superfície de células vermelhas do sangue. A superfície de células vermelhas do sangue no sangue do grupo A tem os açúcares que são conhecidos como A-antigénios.

Fator Rhesus

Cada sangue também é agrupado pelo fator Rh. O sangue é positivo ou Rh (Rh+) ou Rh negativo (Rh-). Cerca de 85 % das pessoas têm Rh+ sangue. Rhesus refere-se a uma proteína que está presente na superfície de células vermelhas do sangue. O nome vem de macacos Rhesus, em que a proteína foi descoberta em primeiro lugar.

Transfusões de sangue

Grupos sanguíneos são importantes em transfusões de sangue. Quando um paciente necessita de um tipo de sangue transfusão de sangue que coincide com o seu próprio sangue. Se os tipos de sangue não corresponderem serão as células vermelhas do sangue se aglutinarem e formar coágulos.

Sangue tipo O é considerado o “doador universal”, porque pode ser doado para pessoas de qualquer tipo de sangue. Tipo de sangue AB positivo é chamado de “receptor universal” tipo porque uma pessoa que tem ele pode receber sangue de qualquer tipo.

Tipo % Da população Pode dar sangue para
O+ 39,5 O+, A+, B+, AB+
O– 7,5 Todos os tipos de sangue
A+ 35 A+, AB+
A– 7 A+, A–, AB+, AB–
B+ 6,7 B+, AB+
B– 1,3 B+, B–, AB+, AB–
AB+ 2,5 AB+
AB– 0,5 AB+, AB–

Reticulócitos

Quais são reticulócitos?

Reticulócitos são células vermelhas do sangue que ainda têm que desenvolver. Eles ainda contêm o material genético que perdeu finalmente na maturação vai. Erythtocyten, o estágio final das células vermelhas do sangue não contêm mais de RNA.

Por quê?

Quando um paciente tem anemia, é importante saber se é aceitável a novas células vermelhas do sangue são feitas. A contagem absoluta de reticulócitos no sangue é um indicador da actividade da medula óssea, o que proporciona novas células vermelhas do sangue.

reticulócitos aumentaram

Nos níveis mais elevados de produção será o número total de reticulócitos pode ser aumentado. No entanto, a quantidade na corrente sanguínea é medida e apresentada como uma percentagem das células vermelhas do sangue. Isso requer algumas reservas sobre a interpretação dos resultados. Porque, no caso da anemia, também será encontrado quando se considera a produção de reticulócitos não aumentou ainda um aumento da percentagem de reticulócitos é medido.

Valores normais

contagem microscópica 0-2% (como uma percentagem do número total de células vermelhas do sangue)
automatizado de contagem 0,5-2,5% (Como percentual do número total de glóbulos vermelhos)

LDL

O que é o colesterol LDL?

Colesterol não é de todo ruim. É essencial que a gordura é necessário para as paredes (membranas) de células do nosso corpo. Às vezes o colesterol a partir de alimentos, mas também de colesterol produzido pelo fígado. LDL permite o transporte de colesterol no sangue.

lipoproteínas

Colesterol em si não pode se dissolver no sangue, por isso há necessidade que pode transportar. Proteínas específicas de transporte Estes transportadores são chamados lipoproteínas. Existem diferentes tipos de lipoproteína e de LDL (lipoproteína de baixa densidade) é um deles. Outras lipoproteínas são os quilomicrons, HDL, IDL e VLDL.

Uma partícula LDL é um sino microscópica consistindo de um bordo exterior da lipoproteína colesterol e no meio. Ela é referida como a lipoproteína de baixa densidade porque as partículas tendem a ser menos densos do que os outros tipos de partículas de colesterol.

LDL e aterosclerose

Em um mundo de bom e mau colesterol LDL é o mau da fita. Traz colesterol para os tecidos, e por vezes acumula-se nas paredes dos vasos sanguíneos. Aqui, então, chamados de placas que causam bloqueios podem ocorrer. LDL elevado dá um maior risco de ataque cardíaco devido a um coágulo de sangue forma de placa e a parede da artéria estreitada.

Risco de doença cardíaca

O colesterol LDL é frequentemente aplicado em conjunto com outras disposições de que o risco de doença cardíaca e estimar o chamado espectro de lípidos. Se o colesterol LDL é muito alta, você pode ser prescrita medicação para abaixá-lo. No entanto, um dos melhores tratamentos para o colesterol elevado é esporte.

Valores normais de LDL

LDL-colesterol <3 mmol / l

Triglicerídeos

aterosclerose

O que são triglicerídeos?

Os triglicerídeos são substâncias que se ligam ácidos graxos e mantê-los juntos. Parte deste é obrigada gorduras no sangue e funciona como energia para os músculos, a outra parte é muitas vezes armazenada no tecido adiposo. Triglicerídeos têm diferentes funções no organismo, incluindo:

  • Poupar energia
  • Isolamento e perda de calor
  • Camada protetora em torno dos órgãos
  • Eliminação de água
  • Fats

Triglicéridos são a vetvooraad no corpo e são geralmente armazenadas no tecido adiposo. Por exemplo, eles são os principais componentes de um óleo vegetal (muitas vezes gorduras insaturadas) e sebo (gorduras saturadas, muitas vezes). As gorduras insaturadas têm menor ponto de fusão e, portanto, são líquidos à temperatura ambiente. As gorduras saturadas têm um ponto de fusão mais elevado e são mais firmemente substância à temperatura ambiente.

Quando?

Os triglicéridos são medidos com frequência em conjunto com colesterol, LDL e HDL. Este pacote é também conhecido como o espectro de lípidos porque diz algo sobre a composição das gorduras (lípidos) no corpo. Fica estipulado para fazer. Estimativa de doença cardíaca Mesmo em pacientes que já tiveram um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, uma vez que é verificado regularmente. A melhor maneira de um lipídios saudáveis ​​do corpo para construir muito de esportes.

Por quê?

A quantidade de triglicérides no sangue pode ser um preditor de doença cardíaca.

Você sabia que …

Depois de uma refeição, o sangue contém mais de triglicérides por absorção pelo intestino. Esta é uma reunião logo após uma refeição pouco confiável e é importante incluir esta disposição. Sober off

Valores normais

Jejum 0,6-2,2 mmol / l (directiva: <2)

Plaquetas

O que são plaquetas?

Plaquetas (trombócitos) assegurar a coagulação do sangue. Quando a parede do vaso sanguíneo é danificado, as plaquetas se mover e manter a área danificada. Além disso, as plaquetas aderem umas às outras, este será referido como agregado. Em última análise, o resultado é um coágulo de sangue, de modo que a reparação da parede do vaso.

Eles são formados a partir de células estaminais da medula óssea, muitas das células a partir de um sangue são produzidas na medula óssea.

Células-tronco hematopoiéticas -> células progenitoras -> promegakaryocyten -> megakaryocytes -> trombócitos (plaquetas)

Muito poucas plaquetas

A falta de plaquetas no sangue é chamado de trombocitopenia. Ela produz sangramento por causa danos à parede do vaso não pode ser restaurado corretamente. Reclamações, portanto, consistem em particular de muitas nódoas negras com facilidade surgir. A falta de plaquetas e risco de hemorragia, que pode ser necessário para se obter uma transfusão de sangue. A deficiência é então completada com as plaquetas de um dador.

Muitas plaquetas

Um aumento na contagem de plaquetas é chamada trombocitose. Ela pode causar trombose quando há um excesso de trombócitos.

Antiplaquetária

Estas são drogas que se agregam (agregado) redução de trombócitos. Além disso, pode também ser um problema para formar. Demasiada coágulos promoveu a recuperação de vasos sanguíneos danificados Assim, os coágulos de desempenhar um papel em ataques cardíacos e derrames. Os agentes antiplaquetários inibir a formação de coágulos e pode, portanto, ser protectora para a doença cardíaca. A aspirina é um aggragatieremmer conhecida.

Valores normais

(150-400) × 103 por mm3