O que é ACTH?

A corticotrofina, hormona adrenocorticotrófica (Portugal) ou hormônio adrenocorticotrófico (Brasil), geralmente abreviado para a sigla ACTH (Adrenocorticotropic hormone em inglês), é um peptídeo produzido pelas células corticotróficas da adeno-hipófise. ACTH significa hormônio adrenocorticotrófico e é também chamado de corticotropina. É produzido pela porção anterior da glândula pituitária nos cérebros.

Por quê?

ACTH é importante para o diagnóstico de doenças da glândula supra-renal, tais como a doença de Addison ou síndrome de Cushing. Quando se administra o ACTH artificial deve ter resposta adrenal produzindo mais de cortisol. Se o nível de cortisol não sobe, as glândulas supra-renais respondem suficientemente ao ACTH. Deste modo, o médico uma visão sobre a função da glândula supra-renal.

Cortisol

Cortisol atua no metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras. O cortisol inibe a produção de proteínas. Quando a pessoa está muito estressada, a adeno-hipófise ativa, por meio da corticotrofina (ACTH), a produção de cortisol, que atua no auxílio de tecidos lesados, diminuindo o estresse. Porém, o aumento de cortisol inibe a produção de proteínas, o que explica o mal-estar físico que sentimos durante o estresse.

Valores normais?

manhã, sóbrio, homens 1-76 ng/l
manhã, sóbrio, mulheres 1-73 ng/l