O que é amilase?

Amilase é uma substância que pode quebrar açúcares. É utilizada para digerir o alimento e é feita no pâncreas e nas glândulas salivares. Com a amilase presente na saliva, o amido é quebrado em açúcares menores tais como maltose e glicose.

Por quê?

A fim de verificar se o pâncreas foi danificado. Na pancreatite, uma inflamação do pâncreas, pode vazar amilase para o sangue. O mesmo ocorre se há glândulas salivares inflamadas, como na papeira, quando a quantidade de amilase é muitas vezes aumentada. A pancreatite pode ser causada por cálculos biliares ou a utilização excessiva de álcool. Ao comparar amilase a partir da urina com amilase a partir do sangue, ela pode ser utilizada para analisar a função renal. Porque é filtrada do sangue pelos rins, podendo acumular-se quando os rins não estão funcionando corretamente. Desta maneira um aumento de amilase nem sempre sugere sempre danos no pâncreas.

Quando?

A atividade da amilase no sangue é medida se houver sintomas que indicam problemas com o pâncreas, alguns exemplos incluem dor abdominal aguda, febre, perda de apetite ou náusea. Além disso, é frequentemente dosada na urina, a fim de fazer uma comparação com valores sanguíneos da amilase. Após a remoção de cálculos biliares pode ser verificado se a amilase diminui para valores normais.

Como?

A partir da veia do braço, ou a partir da urina

Valores normais

Adultos 20-160 U / L (método forte / laboratório dependente)