O que é o Cortisol?

O cortisol é um hormônio que desempenha um papel no metabolismo das proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Ela afeta o nível de açúcar no sangue, ajuda a manter o nível de pressão arterial e ajuda a regular o sistema imunológico. Mais de cortisol no sangue está ligado à proteína, apenas uma pequena percentagem é “livre” e biologicamente ativa. A parte livre é excretado na urina e também podem ser encontradas na saliva.

O nível de cortisol trocadas durante o dia. Os picos no início da manhã, e depois deixa o resto do dia, e atingiu o nível mais baixo à meia-noite. Este padrão pode mudar em horários irregulares (incluindo turnos noturnos) e dormir em horários diferentes do dia. Além disso, pode ser perturbado por doença.

O cortisol é produzido e secretado pelas glândulas supra-renais. A produção da hormona é regulada por uma glândula (hipotálamo e na pituitária) dos cérebros. Cortisol quando as gotas, as liberações hipotálamo faz hormônio liberador da corticotropina (CRH), que por sua vez estimula a hipófise a fazer. ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) ACTH estimula as glândulas supra-renais para fazer cortisol. Para fazer quantidades adequadas de cortisol ativa deve, assim, o hipotálamo, a função da hipófise e adrenal.

Os valores normais de cortisol

08.00 150-700 nmol/l
17.00 100-400 nmol/l
23:00 210 nmol/l
depois de dexametasona 140 nmol/l