Grupos sanguíneos

Grupos sanguíneos são classificados de acordo com o sistema ABO e Rh do tipo. Os quatro grupos são A, B, O e AB tipo de sangue, e cada um é ou Rh positivo ou Rh negativo. Cada ponto refere-se a um açúcar na superfície de células vermelhas do sangue. A superfície de células vermelhas do sangue no sangue do grupo A tem os açúcares que são conhecidos como A-antigénios.

Fator Rhesus

Cada sangue também é agrupado pelo fator Rh. O sangue é positivo ou Rh (Rh+) ou Rh negativo (Rh-). Cerca de 85 % das pessoas têm Rh+ sangue. Rhesus refere-se a uma proteína que está presente na superfície de células vermelhas do sangue. O nome vem de macacos Rhesus, em que a proteína foi descoberta em primeiro lugar.

Transfusões de sangue

Grupos sanguíneos são importantes em transfusões de sangue. Quando um paciente necessita de um tipo de sangue transfusão de sangue que coincide com o seu próprio sangue. Se os tipos de sangue não corresponderem serão as células vermelhas do sangue se aglutinarem e formar coágulos.

Sangue tipo O é considerado o “doador universal”, porque pode ser doado para pessoas de qualquer tipo de sangue. Tipo de sangue AB positivo é chamado de “receptor universal” tipo porque uma pessoa que tem ele pode receber sangue de qualquer tipo.

Tipo % Da população Pode dar sangue para
O+ 39,5 O+, A+, B+, AB+
O– 7,5 Todos os tipos de sangue
A+ 35 A+, AB+
A– 7 A+, A–, AB+, AB–
B+ 6,7 B+, AB+
B– 1,3 B+, B–, AB+, AB–
AB+ 2,5 AB+
AB– 0,5 AB+, AB–