O que é o colesterol HDL?

HDL significa lipoproteína de alta densidade, existem vários lipoproteína que todos contribuem para o transporte de gordura em nosso corpo. Gorduras não pode fluir no sangue por conta própria, mas eles precisam ser ligados a proteínas para ser transportado para os vários tecidos e órgãos. Para este purpos há lipoproteínas, lipo significa gordura e proteína é proteína. A lipoproteína é uma combinação de gordura e de proteína.

Lipoproteínas

Existem vários lipoproteína Isso tudo contribui para o transporte de gorduras no corpo:

  • Quilomicron
  • VLDL
  • IDL
  • LDL
  • HDL

Geralmente, tudo que lipoproteína são medidos simultaneamente para estimar o risco de doença cardíaca. É muito importante teste em uma pessoa sóbria, caso contrário, as gorduras da dieta estão perturbando a medição.

HDL

A lipoproteína HDL é produzida no fígado e a um grau menor no intestino. Ele pode pegar colesterol dos tecidos para devolvê-lo para o fígado. É também conhecido como o colesterol “bom” Porque remove o colesterol dos tecidos e traz de volta para o fígado. Um HDL elevado Reduz o risco de doença cardíaca. Esportes e exercícios podem increasefontsize HDL no sangue. Ele é um bom preditor de doença cardíaca. Existem muitos medicamentos no mercado para diminuir. Os níveis de colesterol no sangue

Valores normais

uma 0,9-1,7 mmol/l
mulheres 1,1-2,0 mmol/l