Hematócrito

O que é o hematócrito?

O hematócrito é uma medida da quantidade de glóbulos vermelhos (eritrócitos) em relação ao resto do sangue. Se o valor de hematócrito é de 0,45, por exemplo, há um 100 ml de sangue de 45 ml de células vermelhas do sangue. Muitas vezes, é determinada como parte de uma contagem total de células do sangue.

Muito alto hematócrito

Um muito alto hematócrito (policitemia) indica um sangue mais espesso ou mais viscosa, pondo em risco de doença cardíaca. Além disso, por desidratação (redução do volume total) ou com uma alta produção de eritrócitos na medula óssea, o hematócrito pode ser aumentado. Pessoas que vivem em altas montanhas, onde a pressão do oxigênio é menor, geralmente têm mais glóbulos vermelhos, a fim de ainda levar oxigênio suficiente. Então eles fazem muitas células vermelhas do sangue e, portanto, têm um hematócrito superior. Aqui, a utilização é feita por atletas. Eles também se beneficiam de um transporte mais eficaz de oxigênio no sangue e, portanto, treinar para grandes eventos, nos planaltos.

Dopagem

O hematócrito pode ser aumentada pelo uso de eritropoietina, também conhecida como a EPO, artificialmente. No ciclismo e outros esportes é muitas vezes abusam dos benefícios de um aumento do hematócrito. Na verdade, pode haver mais de oxigénio transportado pelo sangue, quando há mais glóbulos vermelhos. No entanto, ele faz com que o sangue muito viscoso, o qual também faz com que a maior probabilidade de bloqueio de pequenos vasos. Portanto, não é sem riscos.

Valor de hematócrito normal

Homens 0,41-0,50 l/l
Mulheres 0,36-0,47 l/l
Grávida> 0,32 l/l
Os recém-nascidos (<1 semana) de 0,41-0,65 l/l
Doping <0,50 l/l


Ajudar-nos a traduzir

Por favor, ajude-nos a traduzir o site em português. A tradução automática produz erros que podem ser corrigidos com a sua ajuda. Copie a frase errada na primeira caixa. Escreva a sua tradução na segunda caixa. Iremos atualizar o texto o mais rápido possível. Obrigado antecipadamente!

Texto como agora

Sugestão de tradução


Copyright © | Examedesangue.com | actualizó por última vez: