O que é o PSA?

PSA representa antigénio específico da próstata, uma proteína que é formado na próstata. A função do PSA é, provavelmente, o sêmen para liquefazer para que o esperma pode se mover facilmente. Vazamentos sempre algum antigénio específico da próstata no sangue, o que pode ser medido. Quando você fica mais velho, assim como o PSA no sangue. Isso é normal e aqui há uma explicação óbvia. Como a próstata aumenta (hipertrofia benigna da próstata), a quantidade também. O PSA é determinada principalmente na triagem para o câncer de próstata. Quando o tecido da próstata expande – como uma proliferação maligna – se o PSA no sangue. Para muitos homens mais velhos, a PSA verificado para ver se há evidência de câncer de próstata. Se tudo o cancro da próstata é diagnosticado, PSA será controlado ao longo deste processo. Tumores de próstata geralmente crescem muito lentamente e pode levar um longo tempo antes que os sintomas ou metástases ocorrer.

Antigénio específico da próstata é determinado apenas como uma triagem, não há nenhum diagnóstico pode ser feito com ele. Um PSA elevado não significa sempre que não há câncer de próstata. Por outro lado, no cancro da próstata, o PSA não é sempre aumentado.

Por quê?

Se rastreio para o tecido da próstata aumentada, este pode ser o caso com cancro da próstata ou hipertrofia benigna da próstata (BPH).

Quando?

Na América triagem para câncer de próstata em homens aconselhados mais de 50 anos. No entanto, não há nenhuma evidência científica que o rastreio estruturada para determinação do antigénio específico da próstata efeito (PSA) no tratamento de sobrevivência e a qualidade de vida no cancro da próstata.

Valores normais

<40 anos <2,0 ng / ml
40-49 anos <2,5 ng / ml
50-59 anos <3,5 ng / mL
60-69 <4,5 ng / ml
> 70 anos <6,5 ng / ml