Qual é a testosterona?

A testosterona é o principal hormônio masculino. Ele determina nosso gênero durante o desenvolvimento no útero. É também uma hormona anabólica, que determina a musculatura e outras características do sexo masculino. As mulheres têm também testosterona, mas em pequenas quantidades. Os níveis normais de testosterona são altamente dependentes da idade e pode ser medido no sangue.

Alta de testosterona

Em homens com um nível elevado de testosterona podem ser causadas por cancro dos testículos, e / ou as glândulas supra-renais. As crianças (meninos) são rapidamente durante a puberdade, quando há um aumento no nível de testosterona é. Em crianças com desenvolvimento prematuro das características sexuais secundárias ocorre (como crescimento da barba e pêlos pubianos), é aconselhável medir. Níveis de testosterona no sangue

baixos níveis de testosterona

Baixos níveis de testosterona podem ser causadas por certas doenças hereditárias (como a síndrome de Klinefelter e síndrome de Down), também pode ocorrer na doença do fígado (cirrose) ou para o tratamento do cancro da próstata. Crônico de álcool muitas vezes provoca problemas de fígado e, portanto, pode causar baixos níveis de testosterona .

A testosterona em mulheres

No entanto, as mulheres têm testosterona no organismo não é tão elevada como os homens. O nível de testosterona de pós-menopausa (depois da menopausa) mulheres é cerca de metade do nível de menopausa. Uma mulher grávida tem cerca de 3 a 4 vezes a quantidade de testosterona no sangue, em comparação com uma mulher não-grávida saudável.

Nas mulheres, um baixo nível de testosterona podem ser causadas por uma glândula pituitária de acção lenta, em doença de Addison, e para a perda da função dos ovários. Isto pode ser causado por doença, por cirurgia ou por certas drogas (tais como corticosteróides ou estrogénios ).

Nas mulheres, os elevados níveis de testosterona podem ser causadas por cancro dos ovários ou glândulas supra-renais , também ocorre na síndrome do ovário policístico ( PCOS ).

Os valores normais de testosterona

meninos 0-6 meses                                     < 0,2-6,5 nmol / l
meninos , 7 meses – a partir da puberdade     < ,2-0,6 nmol / l
meninos, cedo – puberdade tardia                     0,6-35 nmol / l
Homens                                                           12-35 nmol / l
meninas, 0-6 meses                                           <0,2 nmol / l
meninas , 7 meses – a partir da puberdade           <0,5 nmol / l
meninas, cedo – puberdade tardia                 < 0,5-3,0 nmol / l
mulheres                                                       0,5-3,0 nmol / l