O que é a saturação de oxigênio

A saturação de oxigénio no sangue é definido como a proporção de hemoglobina que tem oxigénio ligado (oxi-hemoglobina ou HbO2) e a concentração total de hemoglobina.

A hemoglobina é uma proteína que consiste em ferro e está ligado às células vermelhas do sangue. A hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigénio dos pulmões para outras partes do corpo. Oxihemoglobina tem uma cor vermelho brilhante no sangue. A molécula de hemoglobina pode transportar até quatro moléculas de oxigênio. 1000 molécula de hemoglobina pode transportar até 4.000 moléculas de oxigênio, como eles carregam 3600 moléculas de oxigênio em conjunto, em seguida, a saturação de oxigênio (3600/4000) * 100 ou 90%.

Ela pode ser medida de duas maneiras diferentes, como a saturação de oxigénio no sangue. Em uma análise de gases sanguíneos será perfurado em uma artéria, o sangue é testado para a saturação de oxigênio, isto é chamado de SaO2. Um método agradável, mas menos confiável para medir a saturação de oximetria de pulso. Então não é uma medida de como o sangue vermelho luz na ponta do dedo é. Isso permite que você converter a quantidade de oxigênio ligado a hemoglobina porque hemoglobina cores ligeiramente mais vermelhos se tiver oxigênio ligado.

Oxímetro de Pulso

Um oxímetro de pulso é um dispositivo para o oxigênio a ser medido. Saturação e pulsação Geralmente, são utilizados dois LEDs, que geram uma luz vermelha e infravermelha. Oxihemoglobina e sua hemoglobina não ligado têm diferentes padrões de absorção. A proporção da luz é absorvida na sístole e diástole é traduzido para uma saturação de oxigénio.